quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A Roda da Fortuna


Domingo desses, fui impactado por uma pergunta vinda de uma pessoa da família (que, claro, vou preservar a identidade):

- Quer ganhar dinheiro fácil?

Achei esquisito por dois motivos:
Primeiro, acho mais fácil ver um saci do que ganhar dinheiro com alguém da família.
Segundo porque já passo dos 30 anos e ainda não vi aquele que ganhasse dinheiro com facilidade (digo honestamente).

Voltando à pergunta, respondi:

- Como é que é isso?

A pessoa vem de novo:

- É muito fácil! É uma roda onde cada um entra com uma cota e, no fim de um período, o participante resgata uma quantia muito maior do que aquela que investiu.

Achei estranho, retruquei:

- Mas isso é legal?
- Legal pra caramba! Eu entrei com R$250,00 e vou resgatar R$2.000,00!!!

Em sua empolgação, meu interlocutor não percebeu que o meu “legal” se referia à legalidade diante da lei. O que é bem diferente do “legal” de bacana, de maneiro...

A conversa avançou mais um pouco e eu, polidamente, disse:

- Não, obrigado.

A pessoa, me tirando por burro, insistiu:

- Você não quer entrar porque não entendeu direito! É um negócio inteligente: você entra com uma grana, convida outras duas pessoas para serem seus “apoios” (que também entram com grana), e cada um desses apoios também deve arrumar mais duas pessoas...

Eu nem quis ouvir o resto. Vi logo que aquilo muito se assemelhava a uma pirâmide. E, até que me provem o contrário, só as do Egito não desmoronam. Nunca gostei de pirâmides, correntes, macumba na encruzilhada ou budas de cara para a parede. Não haveria de gostar dessa dita “Roda da Fortuna”.

Com a minha negativa, senti que o domingo em família ficou meio nublado. Todo mundo se achando muito inteligente por estar na “rodinha”, e eu figurando de sovina e estraga prazeres.
Contudo, como tudo na vida passa, aquele domingo passou, dias se passaram, semanas transcorreram.
Então, ontem, me chega de súbito a notícia de uma confusão na família. Coisa feia, maior baixaria, com direito a palavrão, dedo na cara e quase briga de mão.
O motivo? Alguém aí arrisca?
Pois é, a rodinha da fortuna emperrou. Teve gente que recebeu e sorriu. Teve gente que não recebeu ( e nem tem previsão disso) e perdeu, além da grana, a esportiva.
O burro aqui riu por dentro, mas fez cara séria, fingindo considerar gravemente a desventura dos inteligentes.
Agora, malandro, tem até inteligente sem se falar na minha família. Mas o burro, esse continua a falar suas asneiras para quem quiser ouvir.

E, pra você, que leu esse texto até aqui, o burro vai dar dois conselhos:

1 – Não existe esse papo de dinheiro fácil. Só é limpo aquele que provém de trabalho honesto. Todo mundo que eu conheço que tem dinheiro, foi porque trabalhou/trabalha muito pra isso... ou os pais trabalharam no passado, deixando herança.
Então, trabalhe ao invés de apostar em fórmulas mágicas ou equações mirabolantes!
Se quiser arriscar a sorte, vá lá, faça uma fezinha na loto, que também tem marmelada, mas ao menos é legal.

2 – Nunca misture dinheiro e família! É a mesmíssima coisa de se jogar uma granada numa fossa sanitária. Quando o artefato explode...
Bem, acho que vocês já me entenderam.
Não pensem que eu não gosto da minha família. Eu gosto... e gosto muito. Mas gosto mais ainda no retrato, com todo mundo paradinho.


Desejo a vocês muita fortuna (com trabalho) e união familiar (sem dinheiro)!

Robson Cassimiro
22/10/08

8 comentários:

___Psiquê___ disse...

Oi meu amigo, legal saber que vc tbm tem um cantinho aqui! Vc escreve muito bem, parabéns! Beijos, Alice

Anônimo disse...

É triste,mas real!!
Naty

Anônimo disse...

FALA MEU GRANDE AMIGO PELICA, SEI QUE POR MOTIVOS MAIORES E MUITO TRABALHO NOS SEPARAMOS, MAS VC CONTINUA SENDO MEU GRANDE AMIGO MISERÁVEL QUE CONHECI NO PASSADO...
FORTE ABÇ E PARA DE ESCREVER TRAGÉDIAS, AHHHHHHHHHHH MISERÁVEL.

Anônimo disse...

Robinho, morri de rir por dois motivos, primeiro pq imagino sua performance ao relatar tal fato e segundo pq sei exatamente do que esta falando e parece até que fui eu quem escrevi este texto (não me processe por tentativa de plagio hehehe...)

Abç,

MD

Anônimo disse...

Como sempre seus textos são ótimos,esse me fez rir e refletir também,se ganhar dinheiro assim fosse fácil não existiria tantos com dificuldades.
Parabens...bj

Anônimo disse...

jhkhjhlkljkljklkljkl

Let disse...

Ainda bem que na família não tem isso!!!

Smile disse...

Colocação impecávellll!!!!
rsrsrsrs...

Smile!