quinta-feira, 3 de julho de 2008

Para Sempre


Olá, moçada!
Como vocês estão?
Esse galã aí é o meu amigão Jonas, lá da faculdade.
Nesse momento em que a nossa unidade está fechando as portas e pulverizando uma turma unida desde o início do ano passado, Jonas me mandou um texto de sua autoria, muito bonito e contundente para o momento.
Grande amigo eu sempre soube que ele era... agora... escritor de mão cheia... estou descobrindo junto com vocês!
Sobre a separação de nossa turma (o que é uma lástima sem fim), eu também me
pronuncio em breve.
Por hora, deixo vocês com essa beleza que o Jonas me mandou!
Abraço grande e bom fim-de-semana pra todo mundo!
Que Deus abençoe a todos!
Valeu, Jonas!!!
Para Sempre
‘Para sempre’, em minha opinião, é nada mais nada menos que um dia depois do outro. Ou seja, é construção. Em princípio, não existe. Mas basta que façamos a mesma escolha sucessivamente e teremos construído o ‘para sempre’.

O que quero dizer é que o ‘sempre’ não é magia nem tampouco um tempo que pré-exista. Ele é conseqüência. Nada mais que conseqüência de uma sucessão de dias, vividos minuto por minuto.
Quanto ao amor, tem gente que acredita que só é de verdade se durar “até que a morte os separe”. Outras, como o grande Vinícius de Moraes poetizou, apostam no “que seja eterno enquanto dure”.

Eu, neste caso, admiro a coragem de quem vai até o fim, de quem se entrega inteiramente ao que sente, de quem se permite viver aquilo que seu coração pede até que todas as chamas se apaguem. Mais do que isso: até que as brasas esfriem e – depois de todas as tentativas – nada mais possa ser resgatado do fogo que um dia ardeu.

Claro que não estou defendendo a constância indefinida de atitudes desequilibradas, exageros desnecessários ou situações destrutivas. Mas concordo plenamente com o que está escrito no comovente “Quase”, de Sarah Westphal (muitas vezes atribuído a Luiz Fernando Veríssimo):
... “Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance. Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar” ...

Porque de corações partidos por causa de um amor vivido pela metade as ruas estão cheias. Assim como de almas que perambulam feito pontos-de-interrogação, a se questionar o que mais poderiam ter feito para que o outro também estivesse presente, para que não fugisse tão furtivamente, tão covardemente, tão sordidamente.

É por isso que insisto: muito mais do que nos preocuparmos com o ‘para sempre’, precisamos começar a investir no ‘até o fim’, para que o ‘agora’ tenha mais significado, para que as intenções, as palavras, as atitudes e todos os recomeços façam parte de uma história mais sólida, menos prostituída, que realmente valha a pena.

Então, questione-se: o coração ainda acelera quando o outro se aproxima? O peito ainda dói de saudade? O desejo ainda grita, perturbando o silêncio da noite? Não chegou ao fim! Não acabou.
Sei que, em alguns casos, motivos de força maior impedem um amor de ser vivido (e daí a separação pode ser sinal de maturidade), mas na maioria das vezes o que afasta dois corações é muito mais intolerância, ilusões ou auto-defesas tolas do que algo que realmente justifique o lamentável desfecho.

O outro não quer? Desistiu? Acovardou-se? Ok! Por mais incoerente que pareça, é um direito dele. Esteja certo de que você fez o que estava ao seu alcance e depois... bem, depois recolha-se e pondere: “pros amores impossíveis, tempo”.

Tempo em que você terminará descobrindo que a vida tem seu jeito misterioso de fazer o amor acontecer, mas que – no final das contas – feliz mesmo é quem, apesar de tudo, tem coragem de ir até o fim!



Jonas Hoffelder

6 comentários:

DanizinhaRJ disse...

Dois agradecimentos:

A vc Robson, por nos presentear com seus textos e ser tão generoso amigo. Além de todo o talento que é possuidor, têm amigos a altura.

Jonas Hoffelder, imediatamente ao ler o seu texto, o repassei para uma grande amiga que precisava mto de um "SOS" (rs). Seu texto é um socorro a auxiliar a quem hj só consegue enxergar o "para sempre" como única fonte de vida. Obrigada por mostrar-nos tão claramente que o "para sempre" é tão somente uma armadilha, mto mais do que um sonho lindo.

Anônimo disse...

Olá Robson, Olá Jonas!


Robson, o seu blog está excelente e reitero o que a Daniele disse, "possui amigo a sua altura". Belíssimo texto! É incrível a percepção das palavras exatas e o importante que vi é que sempre vamos ter passado por isso ou vamos conhecer alguém que vai estar precisando ler e refletir. Estou encantada...
E o livro, quando sai?
Abs
Marcia Marschner

Anônimo disse...

Amei o texto!!
Olha a respeito da separação da turma eu já passei por isso.. sei o quanto é ruim... mas o tempo nos leva a superação!!
bjs.
Sua amiga abandonada.
Elaine.

Anônimo disse...

Sobre a separação...
distância... saudades..
e lembranças...
senti de destacar o que é eterno:

"Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, pois cada pessoa é única, e nenhuma substitui outra. Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós. Leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo. Há os que levam muito; mas não há os que não levam nada. Há os que deixam muito; mas não há os que não deixam nada. Esta é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente que duas almas não se encontram ao acaso." (Antoine De Saint-Exupery)


www.cancaonova.com.br/chat


DEUS CARITAS EST.

Anônimo disse...

AHHH!!! O eterno...
o para sempre.. o infindável tempo que marca os momentos!!!
O eterno é o conjunto de "hojes"..
e cada dia merece ser eterno pelo que nos concede...
Quisera a alma humana viver um dia de cada vez, ... contrário as distrações... de quem pensa... somente do amanhã...!!!
o HOJE basta, pois o hoje é sempre...
Se vc não viver o hoje.. NÃO viverá nunca...!!!
Levar alguém no coração... e viver o hoje de verdade.
Digamos que, nos distraíamos às vezes... mas se tivermos muito atenção....
viveremos cada dia,
como se fosse
o primeiro,
o único e o último....
Ai.. vamos curtir mais a vida,
ter mais coragem..
e vamos saber amar.

Com carinho, para o JONAS....
pois de certa forma, ele entende dos "hojes" e espero que vivámos sempre bem.

Abraços cibernéticos....

desta internauta apaixonada pelas palavras..!!!

www.cancaonova.com.br/chat

Anônimo disse...

Lindo texto!
Parabéns Jonas.