terça-feira, 24 de junho de 2008

Estrada da Vida


Esta manhã, com o olhar fixo no sinal vermelho, eu batia, com certa impaciência, as pontas dos dedos contra o volante, e já me preparava para voltar a acelerar.
Porém, quando o sinal abriu... eu não fui, não saí do lugar.
Quando o sinal abriu, lembrei-me de você.
O verde do sinal me indicava que eu podia seguir em frente, mas eu fiquei.
O sinal, por um instante, virou metáfora da vida.
E, naquele momento, me doeu poder ir adiante, sabendo que o sinal fechou pra você.

É claro que eu sei que sempre chega o dia em que o sinal fecha para cada um de nós, mas nós nunca esperamos que ele feche tão rápido, tão repentina e prematuramente.

E o que é a vida, senão um grande ônibus?
Um ônibus que tomamos quando nascemos, viajamos por alguns anos (vendo gente subir e descer), até chegarmos também ao nosso ponto final.
O chato foi ter visto você descer, sabendo que ainda havia muita estrada a percorrer.
O chato é ter que continuar a viver, seguir em frente nesta estrada, sem um amigo como você.

A sua falta se faz presente em tudo: no telefone que não toca, no sorriso que você não dá, naquela hora em que você devia chegar, no afago que você não faz, no café que você não passa...

As nossas lembranças de infância agora são só minhas. E era tão mais divertido dividi-las contigo! E você era tanta coisa pra tanta gente! Era bom filho, bom irmão, bom sobrinho, bom primo, bom neto, bom namorado... e, por fim... meu bom amigo.

O sinal continua verde à minha frente, e eu já começo a ouvir nervosas buzinas.
Pudera... essa minha viagem me levou pra tão longe daqui...
Eu, finalmente, ando com o carro e deixo que os apressados sigam com suas pressas.
Pra onde será que eles correm com tanta avidez? Talvez nem eles saibam.
Muitas vezes somos assim, corremos para o amanhã sem nem mesmo viver o hoje.

Acelero suave agora, enquanto o vento se encarrega de espalhar
uma lágrima que me cai pelo canto do olho.
Não há como ocultar minha amargura.
Mas preciso ir trabalhar... eu ainda continuo nessa estrada.

Quanto ao sinal verde... deixei-o para trás.
Quanto a ti, que ficou... o levarei para sempre em meu coração.

Robson
09/04/07

* Este texto é dedicado ao doce e inesquecível amigo, Marcelo Sabino Fernandes.

12 comentários:

Ana Leticia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Leticia disse...

Lindíssimo, emocionante.
Fique bem, moço.
Beijos
Aninha.

Anônimo disse...

Nossa.. to arrepiada com esse texto..
Emocionante..

Bju grande no seu coração
uma iluminada quarta feira

Anônimo disse...

Nossa...
Eu amo esse texto que vc fez em homenagem ao meu eterno amor..
Tenho ele salvo no meu pc...
Amigo..esse texto fala tudo, ele é lindo demais...
Bjs e fique com Deus

Anônimo disse...

Querido amigo!

Essa paz que você traz no coração se propaga em todo aquele que te conhece e com certeza te admira. Lindo texto e linda homenagem e partindo de ti com certeza foi merecida.
Um emorme BEIJO meu amigo do peito.
Marcelo Dumit

Maura disse...

A incompreensão de ver alguém descer do "ônibus" ainda com tanta estrada por percorrer e tantas expectativas de sinais verdes é algo que levarei sempre comigo, ainda que tenha aprendido o caminho da aceitação. Parabéns pelo texto, é bonito e muito expressivo. A metáfora dos sinais é perfeita!Que fique um amrelo de alerta para todos nós cuidarmos da vida e dos nossos momentos com as pessoas que amamos!Maura www.mauraxerfan.com.br

Anônimo disse...

Muito bom...
como sempre!
Mas que emoção que se transmite hein
...realmente lindo!

Bjs moço!

Anônimo disse...

Existem pessoas que são inesqueciveis...

Imagino o filme que passou em sua cabeças quando escrevestes este.

Fica com Deus!
Abraços.

Anônimo disse...

Fiquei arrepiada com o texto! Lindo e emocionante! Fiquei com lágrimas nos olhos!
Belíssima homenagem!
Beijos, querido!

Renato Augusto disse...

Salve, meu camarada!
Bela homenagem, parabéns!

Aproveito o comentário para avisar que estou timidamente retomando a vida de blogueiro. Desde já, seu blog já tem um link por lá.
Confere lá: http://eutubo.blogspot.com/

Abraços!

Marly disse...

Lendo esse texto,me lembrei de qdo seu amigo se foi,você ficou muito trste,porque o acompanhou até o seu último momento aqui na terra,já faz algum tempo.Admiro o carinho que sente por ele ao relatar esse texto,tenha certeza meu amigo que onde ele estiver está feliz por essa amizade tão linda e eterna que existe entre vocês,e todos nós sabemos que um dia acontecerá o reencontro.
Um beijão e Deus o abençõe.

Cristiane Souza disse...

Maravilha!
Não há criatura em toda terra que não acredite no sensível, no amor.
Você é deveras fabuloso!
O que escreve, resgata todo sentimento de amizade, amor e fé nas pessoas. Você é alma e coração!